SIGA-NOS NO FACEBOOK

[Comunicado] Formação de cariz internacional com a EFSLI

Caros sócios,

em outubro de 2013 iniciámos as conversações internamente na direção da ANAPI acerca da possibilidade de organizar uma formação de cariz internacional com a EFSLI. Uma vez que toda a direção estava bastante entusiasmada com a possibilidade de realizar essa formação que iria ao encontro das necessidades dos nossos associados avançamos com os contactos à EFSLI, de quem somos sócios. Neste processo foi enviado um email aos corpos sociais, no dia 20 de fevereiro de 2014, solicitando contributos para a decisão dos detalhes a abordar na formação. Tentámos marcar este evento para o Verão de 2014 e não foi possível porque as datas já se encontravam reservadas por outra associação, sugerimos assim o Inverno de 2015. Mais tarde, no dia 5 de agosto de 2014, fomos informados que também não seria possível as referidas datas pois iria coincidir com a licença de maternidade da Lieve Roodhoot, vice-presidente, tesoureira e coordenadora do departamento de formação da EFSLI. Foi proposto pela direção da ANAPI como novas datas 3 a 5 de julho de 2015, que foram prontamente confirmadas no dia 29 de agosto de 2014 pela EFSLI.

Desde então continuaram a ser trocados vários emails com a Lieve Roodhoot e Minké Salomé (administrativa) de modo a preparar burocracias e esclarecimento de informações pertinentes entre elas, os tópicos a abordar, quais as exigências da EFSLI para o espaço e programação.

A partir de 28 de novembro de 2014 deixámos de receber qualquer resposta às dúvidas que persistiam e no dia 31 de janeiro fomos informados que a Lieve se havia demitido e estaria a passar o seu trabalho a outras pessoas. Apresentou-nos a sua carta de demissão onde enumerava os motivos pelos quais se demitiu, que vos enviamos também em anexo. Questionámos a administração da EFSLI, através da Minké Salomé, no dia 12 de fevereiro de 2015, sobre a organização da escola da EFSLI, que nos informou que dentro em breve que teríamos respostas. Jolanda Peverelli informou-nos que seria a próxima pessoa a ficar com a responsabilidade de coordenar o departamento da formação da EFSLI e que brevemente iríamos ter mais notícias sobre a escola bem como sobre a própria organização interna da EFSLI, algo que desde o último contacto, no dia 17 de fevereiro de 2015, ainda não aconteceu.

Os obstáculos neste momento são muitos, para além da falta de resposta que não nos permite avançar com nada também a instabilidade vivida internamente na direção da EFSLI nos deixa desconfortáveis para garantir a melhor formação aos intérpretes portugueses.

Aproveitamos este email para agradecer aos sócios que de forma graciosa se voluntariaram prontamente para integrar os grupos de trabalho para a preparação desta formação, no entanto, e pelos motivos já referidos, infelizmente, não temos condições para prosseguir com este processo.

Esperamos poder vir a colaborar com a EFSLI e continuar a contar com a participação dos nossos sócios para formações futuras e participação nas assembleias.